
Este ano, a Uniodonto de São José dos Campos deu um passo decisivo na evolução do seu modelo de gestão. O processo de construção do Planejamento Estratégico 2026 foi reformulado para ser ainda mais colaborativo, ampliando significativamente a participação dos colaboradores de todos os setores.
Depois de anos adotando um formato mais centralizado, com as decisões sendo tomadas pela Diretoria, Conselho e gestores, o processo foi ampliado em 2024, com um grupo de apoio por área. O resultado positivo foi motivação para ir além em 2025: desta vez, duas a quatro pessoas de cada setor, além do grupo de apoio incluído no ano anterior, foram envolvidas diretamente na construção do planejamento estratégico.
“Os próprios colaboradores fizeram um diagnóstico dos processos internos: o que deveria ser mantido, descontinuado, aprimorado ou implantado”, explica Regina Bellato, diretora operacional da Cooperativa. Essa participação ativa resultou em mais de 300 propostas de ação.
Análise e consolidação das propostas
O grupo de gestores avaliou 100% das sugestões apresentadas.
- Os processos indicados para interrupção foram totalmente aprovados.
- Os processos a serem mantidos permitiram compreender a visão de cada setor sobre suas atividades essenciais.
- As propostas de melhorias e novos projetos foram compiladas, organizadas e classificadas quanto à viabilidade, para 2026 ou 2027.
Também foi realizado um realinhamento entre setores quando necessário — por exemplo, quando uma ideia surgia no Comercial, mas se tratava de um projeto de TI, era direcionada para a área mais adequada.
Responsabilidade compartilhada
Cada setor recebeu a devolutiva estruturada com seus projetos. “Assim, os próprios colaboradores que contribuíram com as propostas passam agora a ser responsáveis pela execução, formando grupos de trabalho específicos para cada iniciativa. Isso fortalece o senso de pertencimento e amplia o engajamento interno”, prossegue Regina. “O que vemos nascer aqui é uma verdadeira engrenagem de participação, corresponsabilidade e melhoria contínua.”
O ciclo de acompanhamento será mensal com os gestores e trimestral com a diretoria operacional, garantindo monitoramento constante e alinhamento com os objetivos estratégicos. O processo está organizado dentro de um cronograma estruturado até dezembro.
Integração com iniciativas estaduais
O processo também está alinhado ao projeto de planejamento estratégico compartilhado pela Uniodonto Paulista, que forneceu modelos e ferramentas adaptadas pela Uniodonto de São José dos Campos para a realidade da Cooperativa.
Com esse novo formato, a Uniodonto reforça seu compromisso com uma gestão mais integrada, participativa e orientada para resultados, construindo o futuro da cooperativa com a contribuição direta de quem vive os processos no dia a dia.



Comentários