
Sensibilizar as lideranças do cooperativismo paulista sobre o novo cenário geopolítico e os impactos para o Brasil, destacando como as cooperativas podem potencializar as oportunidades e amenizar as ameaças desse cenário. Esse foi o objetivo do 8º Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista, realizado dia 25 de agosto em São José dos Campos.
A Uniodonto de São José dos Campos esteve representada pelo Dr. Sergio Brito (presidente). Dr. Edmilson Urizzi (vice-presidente), Regina Bellato (diretora operacional), Luis Murilo Cestari (gerente de TI), Dra. Ana Flávia Drews (coordenadora assistencial), Fabiane Claudino (supervisora de vendas) e Marcos Reis (supervisor de marketing).
O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, destacou a importância da aproximação entre o movimento cooperativista e os representantes políticos. “Temos hoje no evento autoridades da cidade e da região. Essas presenças são muito importantes para nossas cooperativas. Precisamos de políticos que nos entendam e nos defendam, que ajudem as pessoas, pois nosso movimento é feito de pessoas para pessoas”, afirmou.
A programação teve início com a palestra do economista e cientista político Marcos Troyjo, que abordou o tema “Geopolítica global e os impactos para o Brasil”, analisando mudanças e tendências no cenário internacional. Em seguida, o professor de agronegócio do Insper, Marcos Jank, falou sobre os efeitos da nova geopolítica no agro e nas cooperativas brasileiras, destacando oportunidades e desafios para o setor.
No encerramento, foram apresentadas novidades e estratégias previstas para o cooperativismo paulista em 2026.
Comentários